Linfoma de Hodgkin

 

Os Linfomas de Hodgkin (LH) apresentam as seguintes características: (1) usualmente surgem em linfonodos, preferencialmente da região cervical; (2) a grande maioria se manifesta em adultos jovens; (3) tecidos neoplásicos normalmente contém um número pequeno de células tumorais grandes, tanto as células mononucleadas quanto as multinucleadas (células de Hodgkin e células de Reed-Sternberg) ficam contidas em massas heterogêneas abundantes em células inflamatórias e acessórias; (4) as células tumorais são circundadas por linfócitos T, o que lhe dá o aspecto de uma rosácea.

Os LH representam cerca de 30% de todos os linfomas e, ao contrário do que ocorre com os linfomas de não-Hodgkin, essa incidência parece não se alterar.

Em função de suas características clínicas e comportamentais, além de suas diferenças morfológicas, incluindo composição celular, e imunofenotípicas, os LH são divididos em:

  • Linfoma de Hodgkin, Predominância Linfocítica Nodular (LHPLN)
  • Linfoma de Hodgkin Clássico (LHC)


JAFFE, E.S., HARRIS, N.L., STEIN, H., VARDIMAN, J.W. (ed.). World Health Organization Classification of Tumours. Pathology abd Genetics of Tumours of Haematopoietic and Lymphoid Tissues. Lyon: IARC Press, 2001. 352p.
PAES, R.A.P., VASSALLO, J., ALVES, A.C., MENEZES, Y., SIQUEIRA, S.A.C., ALDRED, V.L., SOARES, F., MORAES, J.C. Classificação da Organização Mundial de Saúde para Neoplasias dos Tecidos Hematopoiético e Linfóide: Proposta de Padronização Terminológica em Língua Portuguesa do Grupo de Hematopatologia da Sociedade Brasileira de Patologia. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial (Rio de Janeiro), v.38, n.3, p.237-239, 2002.







Rua Napoleão de Barros, 114 - Vila Clementino - São Paulo/SP - CEP 04024-000 - Fone: (11) 3229-2254
Todos os direitos reservados © 2006-2013 - Chromos Laboratório de Citogenética
Site melhor visualizado em 1024 x 768 pixels